quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

TDAH É ...

TDAH E FONOAUDIOLOGIA (1)
Arnete de Almeida Faria (2)

O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é um problema neuropsiquiátrico, de origem genética, muito freqüente em crianças, adolescentes e adultos em todo o mundo; suas características básicas são: desatenção, hiperatividade e impulsividade. Pesquisas internacionais e nacionais indicam uma prevalência do transtorno entre 5 a 6% na população de crianças em idade escolar. Prejuízos atencionais manifestados por distração, hiperatividade, vulnerabilidade e procrastinação interferem no desenvolvimento do indivíduo especialmente no âmbito da linguagem e aprendizagem. Os portadores do transtorno têm importantes prejuízos em seu desempenho familiar, social, escolar e profissional levando-os à baixa auto-estima, retração social, agressividade, ansiedade, depressão, suspensão, reprovação, evasão escolar e abuso de drogas.

O TDAH é diagnosticado por equipe multiprofissional das áreas médica, comportamental e lingüística composta por neuropsiquiatra, psiquiatra ou psicólogo em minuciosa avaliação clínica e neuropsicológica, incluindo relatórios constando as observações dos pais ou cuidadores e dos professores sobre os padrões de comportamento da criança. A avaliação fonoaudiológica é importante para a hipótese diagnóstica porque considera se as alterações fonoaudiológicas apresentadas pela criança atuam como etiologia (causa) principal ou fator que ocorre junto ao transtorno. Acreditamos que antes da confirmação diagnóstica é importante identificar se a queixa principal da criança é decorrente de comprometimentos na audição, no sistema estomatognático, na linguagem e/ou na aprendizagem.

(1) Resumo da palestra apresentada na I Jornada de Fonoaudiologia da Universidade Veiga de Almeida, em 14 de novembro de 2008.
(2) Mestre e professora em Letras (UFRJ). Especialista em Saúde Mental de Crianças e Adolescentes (Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro). Graduanda em Fonoaudiologia (Universidade Vega de Almeida.

3 comentários:

  1. Para quem se interessar de verdade sobre o assunto, recomendo o livro PRÍNCÍPIOS E PRÁTICAS EM TDAH, de Rohde e Mattos. Trata-se de um dos poucos, ou até o primeiro, livro-texto brasileiro que aborda os mais diversos aspectos do TDAH: epidemiologia, causas, neurobiologia, neuropsiquiatria, linguagem, medicações, terapias etc.
    Arnete

    ResponderExcluir
  2. Interessante o seu BLOG. Sugiro que poste algo sobre o desempenho escolar que é um assunto que muito me interessa! Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Amiga.Vencer desafios e superar obstáculos é algo sempre muito gratificante. Sei o quanto foi gratificante esse ano pra você e chegar ao final sabendo que é possível essa junção é muito bom e saiba que outras junções são possíveis mesmo que várias pessoas digam que não, existe uma clareira no final do túnel.... Continue assim. Falando e se fazendo entender a medida que seu interlocutor se faz interessado... Quando crescer quero ter pelo menos um pouquinho da sua sabedoria. Beijos de alguém que muito te adimira e torce por ti...

    ResponderExcluir